quinta-feira, 28 de junho de 2012

TEM GENTE PREOCUPADA!

DESCARTE INADEQUADO DE BITUCAS,
PODE ESTAR
PERTO DO FIM NO PARANÁ.

Foi aprovado nesta segunda-feira (11), o Projeto de Lei 627/11 – de autoria do deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) - que prevê a destinação adequada das bitucas de cigarro no Paraná. O Projeto recebeu emenda modificativa para que os custos decorrentes da execução da Lei sejam subsidiados pelos parceiros e conveniados, que também foi aprovada.
A ideia do parlamentar é implantar no Paraná um programa de coleta, transporte e reciclagem das bitucas, que deverá ser executado pelo Governo do Estado em parceria com a iniciativa privada.
De acordo com a proposta, locais com grande aglomeração de pessoas como ruas, praças, praias, parques, estádios de futebol, rodoviárias, aeroportos e similares deverão oferecer a população recipientes para coleta das bitucas, evitando o descarte impróprio.

“A Lei Antifumo (16.239/09) contribuiu para melhoria da qualidade do ar, mas ela também fez com que os fumantes utilizassem os espaços públicos, aumentando o volume de bituca nas ruas, bueiros, etc”, justifica Rasca.
NÚMEROS - Estima-se que apenas em Curitiba oito milhões de bitucas de cigarro sejam descartadas diariamente, sendo que aproximadamente 3,5 milhões (quase a metade) acabam virando lixo em espaços públicos, entupindo. Cada bituca leva em torno de cinco anos para se decompor no ambiente, pois em sua composição há mais de 4,7 mil substâncias como metais pesados, pesticidas, arsênico, entre outros.
“Com a medida vamos melhorar a saúde da população, dos animais e proteger o meio ambiente, além de incentivar na própria reeducação dos cidadãos sobre a importância da coleta e da reciclagem desses materiais”, completa o deputado.
Agora a medida passará por mais duas votação até ser encaminhada para sanção do governador.
(fonte: assessoria de imprensa ALEP)